Ilhas Selvagens

As ilhas selvagens, tal como as desertas também são compostas por três pequenas ilhas separadas:



































































A Reserva Natural das Ilhas Selvagens foi criada em 1971, sendo uma das mais antigas Reservas Naturais de Portugal. Atualmente é a única reserva portuguesa galardoada com o Diploma Europeu do Conselho Europa. A sua criação fica a dever-se à necessidade de defender a avifauna marinha nidificante, visto que houve um aparecimento de cada vez mais barcos de pesca a motor. As temperaturas destas ilhas excedem as da Ilha da Madeira e a temperatura do mar permanece confortável durante todo o ano. Jacques-Yves Cousteau disse que, encontrou ali as águas mais límpidas do mundo.
A gestão desta Reserva está a cargo do Serviço do Parque Natural da Madeira, desde os fins de 1989, e a sua vigilância permanente, iniciada em 1976, é atualmente efetuada pelos elementos do Corpo de Vigilantes da Natureza.


O QUE PODE ENCONTRAR?


FAUNA:


A fauna vertebrada das Ilhas Selvagens é caracterizada pelo largo domínio das aves marinhas nidificantes e pela ausência de mamíferos nativos, possuindo condições singulares e únicas em todo o Mundo.
O seguinte poderá encontrar nestas três fabulosas ilhas:

AVES MARINHAS;


AVES TERRESTRES;


FLORA: 

O coberto vegetal destas ilhas é composto por espécies perfeitamente adaptadas às condições edafoclimáticas. A cobertura florística terrestre compreende mais de uma centena de espécies de plantas vasculares e apresenta a percentagem mais elevada de endemismos por unidade de superfície de toda a Região da Macaronésia.
A vegetação da Selvagem Pequena e do Ilhéu de Fora é composta somente por espécies indígenas e endémicas, e a Selvagem Grande apresenta igualmente um coberto vegetal peculiar e uma interessante flora com endemismos da ilha.
Exemplos;


GEOLOGIA:

A história geológica destas ilhas estão relacionadas com a abertura e expansão do Oceano Atlântico, processo que teve início há cerca de 200 milhões de anos e que continua nos nossos dias.
Instaladas na rampa continental africana, estas ilhas não são mais que afloramentos rochosos que constituem a parte emergida de um único edifício vulcânico que nasceu há cerca de 27 milhões de anos das profundezas do Oceano Atlântico. Por assim ser, compreendem um património geológico de grande valor e tudo indica que estas detêm o título de primeiras ilhas da Região Autónoma da Madeira a se formarem.
Na base visível da Selvagem Grande podem ser observados estratos geológicos, no topo dos quais se depositou uma espessa camada de areia calcária de cor amarela. No passado, estas ilhas deverão ter tido um grau de humidade muito mais elevado do que o atual, o que poderá justificar a presença do elevado número de conchas fósseis expostas no planalto da Selvagem Grande, mais precisamente no Chão dos Caramujos, outrora pertencentes a caracóis terrestres.


    (Estratos geológicos das Ilhas Selvagens)

    (Conchas fósseis expostas no Planalto da Selvagem Grande)



VIDEO:















Nenhum comentário:

Postar um comentário