Breve Historial

ILHAS DESERTAS:

Desde o século XIV que estas ilhas já eram conhecidas pelo nome que atualmente têm, no entanto apenas só foram exploradas convenientemente após as primeiras viagens de reconhecimento de João Gonçalves Zarco, em 1420/1421. Tentou-se aqui estabelecer uma colónia portuguesa por diversas vezes mas sempre sem qualquer sucesso, dadas as condições do relevo inclinado e principalmente devido à ação marinha e eólica, e a ausência de água doce.
Existem registos históricos que referem que no final do século XVI se semeava trigo e cevada, na Deserta Grande, com o objetivo de manter pastos para o gado que ali foi introduzido. Na Deserta Grande ainda existe uma eira, em perfeito estado, e no Ilhéu Chão restam os vestígios de outra.
As ilhas foram propriedade privada de duas famílias inglesas da Madeira, entre 1894 e 1971, tendo sido compradas então pelo Estado Português e convertidas em Reserva Natural.



ILHAS SELVAGENS:
As Ilhas Selvagens foram assim batizadas, em 1438, por Diogo Gomes de Sintra e terão sido descobertas pelos irmãos Pizzigani em 1364. No século XVI, as Selvagens tal como as Desertas também pertenceram a uma família  nomeadamente à família Caiados, importante família madeirense, sendo estas posteriormente herdadas em 1560 por João Cabral de Noronha.
Em 1904, as ilhas foram vendidas à família do banqueiro Rocha Machado.
Finalmente, em 1971, o Estado Português adquiriu as Ilhas Selvagens, instituindo-as, nesse mesmo ano, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens.













Nenhum comentário:

Postar um comentário